Bem Vindo à IA7 - Portal Adventista - IASD!!!  Sábado, 25 de Março 2017. Lições Escola Sabatina

Editando um artigo

E-mail
Objetivo: Editar um artigo qualquer utilizando os estilos de seu tema.

Escolhendo o estilo de seu artigo

Esta ferramenta possui várias funções, vou falar especificamente do list box Styles, que nos possibilita usar qualquer estilo da folha de estilos do tema do nosso site.

Formatar o texto de seu site usando uma folha de estilos é uma escolha muito mais inteligente e adequada do que escolher "na mão" como vai ser a apresentação dos artigos de um site. Trocando em miúdos, quando eu quero formatar um texto que vai aparecer em uma página do meu site, eu posso fazer de duas maneiras, a primeira (maneira A), é escolhendo a cor da fonte, o tamanho, alinhamento, etc, nas ferramentas de edição (bastante semelhante à do Word), ou posso simplesmente selecionar a parte do texto a ser estilizada e escolher um estilo (maneira B), que nada mais é do que todas estas regras agrupadas.

Imagine você trocando o estilo de um título de seu site da maneira A, se for um só título que use este estilo tudo bem, ainda passa, mas e se você tiver 44 títulos que usam a mesma formatação? Usando a folha de estilos, este trabalho provavelmente nem passará na sua mão. O webdesign responsável provavelmente irá mudar uma ou 2 linhas na folha de estilos, os 44 títulos automaticamente serão aplicados, e você não terá trabalho nenhum com essa mudança! Então vamos à prática!

Passo 1: Escolha o artigo à ser editado e clique em editar, ou clique em novo e digite todo o artigo (caso você tenha escolhido partir de um artigo em branco) ;

Passo 2: Selecione o título, o texto, ou qualquer parte do artigo que você deseja estilizar, e clique no listbox styles (como o destaque em vermelho na imagem abaixo);


Passo 3: Nesta lista que abriu, vai aparecer uma série de estilos, incluindo alguns que não são do nosso interesse, então, é importante que você pergunte ao webdesign responsável quais você pode usar, ou então você mesmo pode testar todos em uma página de teste, antes de aplicar definitivamente em algum artigo.

Passo 4: Após escolher o estilo a ser utilizado, é só salvar seu artigo e publicar!

OBS1: é uma boa idéia dar nomes significativos aos estilos, por exemplo, para um texto centralizado, azul claro do tamanho 14, o estilo poderia chamar > LighBlueCenter14, ou algo parecido...

OBS2: a imagem acima mostra um exemplo de aplicação de estilo no título da página.

Objetivo: Editar um artigo qualquer no joomla via JCE utilizando os estilos de seu tema.

Inserindo imagens no seu artigo

Para inserir uma imagem em um artigo ou página qualquer via JCE, você tem que primeiramente ter esta imagem salva no seu servidor, para então poder utilizá-la. O Joomla até permite que você copie e cole uma imagem direto da internet (roubando de outra página por exemplo), mas este não é um procedimento recomendável, visto que quando o proprietário do site despublicar o artigo origem da imagem, ou o site sair do ar por um motivo qualquer, você também será prejudicado. Sendo assim, segue o passo a passo para a inserção de imagens no JCE e algumas consideraçõs sobre o posicionamento das mesmas.

Passo 1: Escolha o artigo à ser editado e clique em editar, ou clique em novo e digite todo o artigo (caso você tenha escolhido partir de um artigo em branco) ;

Passo 2: Para inserir uma imagem no seu artigo, clique no botão Inserir/Editar imagem

 

Passo 3: A caixa que vai abrir tem várias funções, aqui eu vou explicar somente as mais importantes, e deixo o resto para os mais curiosos explorarem.

Segue uma descrição da janela acima, clique na imagem para ampliar:

1 - Esta é a área onde ficam listadas as pastas de imagens do site, clicando em alguma delas, seu conteúdo irá abrir na área 2, conforme mapeado na imagem.
2 - Conforme escrito acima, este é o local onde as imagens de uma pasta específica aparecem. Bem semelhante ao explorer do windows.
3 - A área de detalhes nos fornece informações importantes sobre a imagem escolhida, como tamanho em bites, dimensões e tipo do arquivo.
4 - Botão Directory up: este botão sobe um nível de diretório, por exemplo, se você estiver explorando o conteúdo de uma pasta, ele sai desta pasta e volta para o root.
5 - New folder: conforme o próprio nome diz, cria uma nova pasta. É bastante útil separar as imagens quando o site ficar sobrecarregado. Isto economiza um bom tempo na sua próxima consulta.
6 - Upload: o mais importante deste conjunto de botões, o botão upload envia uma imagem do seu computador para o banco de dados do site;
7 - Alignment: alinha a imagem em relação ao texto, as opções mais importantes são, centralizar, à direita, à esquerda, topo e baixo;
8 - Border: adiciona uma borda à imagem, é possivel escolher a cor da borda e seu estilo.

Passo 4: para inserir uma imagem no texto, escolha a pasta onde a imagem está, ou envie uma imagem do seu computador, escolha o alinhamento, redimensione à vontade, escolha ou não usar bordas e clique em insert, no parte de baixo/direita da janela.

Passo 5: para editar uma imagem que já está inserida no site, clique no mesmo botão que você usou para inserir a imagem, e depois de altera-la, clique em update.
 

Em breve estarei colocando mais passo a passos, lembrando que os responsáveis de cada  igreja terão instruções presenciais.
 
Deus seja louvado!!!
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Você está aqui: Início Interação Ajuda Editando um artigo

Últimos Cadastros - Diretório IA7

compositor aspirante 
Betel papelaria e Cartuchos 
Na Ponta da Língua 

Receba Novos Artigos

Digite seu E-mail:

Menu Diretório Adventista


Corrente de Oração

Cadastre-se, Digite seu E-mail: